quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Tokyo Game Show coloca em evidência jogos para celulares e tablets
Depois de décadas de domínio do setor, as grandes fabricantes de consoles viram a Tokyo Game Show, maior feira de videogames da Ásia, abrir suas portas na última quarta-feira (14) com um clima bem diferente. O grande destaque desta edição, que vai até o domingo (18), ficou para as desenvolvedoras de jogos para smartphones e tablets.
De acordo com o site terraFontes do setor, o mercado está em ampla expansão e deve movimentar somente este ano perto de R$ 2,7 bilhões. A Gree é uma das empresas que está se beneficiando do crescimento dos chamados games sociais.
No último ano, ela viu o número de usuários aumentar em 5 milhões. Hoje, são 26 milhões de pessoas inscritas na rede, somente no Japão. Tanto sucesso se reflete também nos lucros. No segundo trimestre deste ano, a Gree registrou um aumento de 83% no faturamento em relação ao mesmo período de 2010.
"Ainda há muito para crescer nesse setor, pois os smartphones estão se popularizando agora", disse ao Terra o representante da empresa Takatomi Miwa. Para ele, o sucesso se deve principalmente à mobilidade e à facilidade no acesso aos jogos. "E o melhor é que é de graça", completou.
Expansão
O fantasma da recessão ainda assombra o Japão, mas o setor de jogos eletrônicos no país não tem do que reclamar. Em 2010, o mercado de software para videogames quadruplicou em relação ao ano anterior. Segundo dados do grupo editorial japonês Enterbrain, o setor movimentou perto de R$ 2,5 bilhões no ano passado.
Os números da Tokyo Game Show também comprovam que o mercado continua gerando lucros. Desde 2009, a quantidade de lançamentos na feira só cresceu. Nesta edição, um total de 715 títulos estão sendo apresentados para todo tipo de plataforma.
"Em meio a um cenário econômico extremamente severo e condições ambientais desfavoráveis, por causa do terremoto e tsunami que atingiu o Japão em março de 2010, a indústria de games tem mudado e expandido rapidamente", sugeriu no discurso de abertura Yoichi Wada, presidente da Associação de Fornecedores de Diversão Eletrônica, organizadora do evento. A feira deste ano conta com a presença de 190 empresas do setor. A expectativa dos organizadores é de receber um público de mais de 190 mil pessoas nos quatro dias.
Sony
Outro destaque da Tokyo Game Show é o novo console portátil da Sony, o PlayStation Vita, sucessor do PSP. A empresa colocou 80 aparelhos para que os usuários possam testá-lo antes de seu lançamento no mercado japonês, o que acontecerá em dezembro. Europa e EUA recebem o novo produto somente no começo de 2012.
O Vita chega ao consumidor com 26 diferentes títulos de jogos e tem a possibilidade de ser conectado a redes de celulares 3G ou Wifi. Além de jogos, o usuário pode assistir a filmes e outros vídeos, ouvir música e entrar em sites da internet ou em redes sociais, como Facebook e Twitter.
A Sony também divulgou os detalhes do lançamento e do preço do PS Vita no Japão: entre 237 e 285 euros (aproximadamente entre R$ 563 e R$ 678).
O anúncio aconteceu um dia depois de sua rival Nintendo ter anunciado o lançamento de novos jogos, vídeo em 3D e uma extensão do comando para seu portátil 3DS. Embora a Nintendo não participe da Tokyo Game Show, são apresentados no evento alguns títulos para 3DS, como os da popular série Monster Hunter.
Com informações da EFE.
Tokyo Game Show coloca em evidência jogos para celulares e tablets
2011-09-15T13:48:00-03:00
Lucas Pelarin
Notícias|
Assinar:
Postar comentários (Atom)