quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tokyo Game Show coloca em evidência jogos para celulares e tablets


Depois de décadas de domínio do setor, as grandes fabricantes de consoles viram a Tokyo Game Show, maior feira de videogames da Ásia, abrir suas portas na última quarta-feira (14) com um clima bem diferente. O grande destaque desta edição, que vai até o domingo (18), ficou para as desenvolvedoras de jogos para smartphones e tablets.
De acordo com o site terraFontes do setor, o mercado está em ampla expansão e deve movimentar somente este ano perto de R$ 2,7 bilhões. A Gree é uma das empresas que está se beneficiando do crescimento dos chamados games sociais.

No último ano, ela viu o número de usuários aumentar em 5 milhões. Hoje, são 26 milhões de pessoas inscritas na rede, somente no Japão. Tanto sucesso se reflete também nos lucros. No segundo trimestre deste ano, a Gree registrou um aumento de 83% no faturamento em relação ao mesmo período de 2010.

"Ainda há muito para crescer nesse setor, pois os smartphones estão se popularizando agora", disse ao Terra o representante da empresa Takatomi Miwa. Para ele, o sucesso se deve principalmente à mobilidade e à facilidade no acesso aos jogos. "E o melhor é que é de graça", completou.

Expansão
O fantasma da recessão ainda assombra o Japão, mas o setor de jogos eletrônicos no país não tem do que reclamar. Em 2010, o mercado de software para videogames quadruplicou em relação ao ano anterior. Segundo dados do grupo editorial japonês Enterbrain, o setor movimentou perto de R$ 2,5 bilhões no ano passado.

Os números da Tokyo Game Show também comprovam que o mercado continua gerando lucros. Desde 2009, a quantidade de lançamentos na feira só cresceu. Nesta edição, um total de 715 títulos estão sendo apresentados para todo tipo de plataforma.

"Em meio a um cenário econômico extremamente severo e condições ambientais desfavoráveis, por causa do terremoto e tsunami que atingiu o Japão em março de 2010, a indústria de games tem mudado e expandido rapidamente", sugeriu no discurso de abertura Yoichi Wada, presidente da Associação de Fornecedores de Diversão Eletrônica, organizadora do evento. A feira deste ano conta com a presença de 190 empresas do setor. A expectativa dos organizadores é de receber um público de mais de 190 mil pessoas nos quatro dias.

Sony
Outro destaque da Tokyo Game Show é o novo console portátil da Sony, o PlayStation Vita, sucessor do PSP. A empresa colocou 80 aparelhos para que os usuários possam testá-lo antes de seu lançamento no mercado japonês, o que acontecerá em dezembro. Europa e EUA recebem o novo produto somente no começo de 2012.

O Vita chega ao consumidor com 26 diferentes títulos de jogos e tem a possibilidade de ser conectado a redes de celulares 3G ou Wifi. Além de jogos, o usuário pode assistir a filmes e outros vídeos, ouvir música e entrar em sites da internet ou em redes sociais, como Facebook e Twitter.

A Sony também divulgou os detalhes do lançamento e do preço do PS Vita no Japão: entre 237 e 285 euros (aproximadamente entre R$ 563 e R$ 678).

O anúncio aconteceu um dia depois de sua rival Nintendo ter anunciado o lançamento de novos jogos, vídeo em 3D e uma extensão do comando para seu portátil 3DS. Embora a Nintendo não participe da Tokyo Game Show, são apresentados no evento alguns títulos para 3DS, como os da popular série Monster Hunter.

Com informações da EFE.