terça-feira, 23 de novembro de 2010

GTA IV: TBOGT está proibido no Brasil


A expansão The Ballad of Gay Tony para GTA IV está oficialmente proibida no Brasil, graças a uma liminar da 3ª Vara Cível do Fórum de Barueri. Apesar dos esforços da Synergex, distribuidora do game no país, de impedir a decisão, a juíza Dra. Leonete Maria da Silva não quis reconsiderar.
O motivo da proibição seria a utilização indevida do funk "Bota o dedinho pro Alto", composta pelo menor de idade MC Miltinho e seu pai, Hamilton. A família do garoto deveria ter assinado um contrato com a gravadora alemã Man Recordings, porém o acordo nunca aconteceu. Mesmo assim, a gravadora solicitou, recebeu e utilizou material da música brasileira para criar "Kid Conga", um dos sucessos da rádio Electro-Choc na cidade fictícia de Liberty City.
Mesmo que a grande culpada da história aparentemente seja a Man Recordings, as atingidas pelo processo do compositor foram a Rockstar e a Synergex. Uma multa de R$ 5 mil será aplicada diariamente à Synergex caso ela não recolha as cópias da expansão das lojas. Como se não bastasse, Hamilton ainda quer uma indenização no valor de R$ 500 mil.
As duas companhias de entretenimento eletrônico também estão proibidas, desde outubro, de comercializar a compilação de expansões do disco Episodes from Liberty City. A proibição do produto supostamente deveria ser válida mundialmente, mas a gigante Rockstar dificilmente deixará de distribuir cópias das expansões.
A desenvolvedora do game ainda não reagiu e nem foi informada da decisão do tribunal brasileiro, pois o caso ainda deve ser analisado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.