domingo, 20 de fevereiro de 2011

Novo Microsoft Flight Simulator


O programador e aviador Bruce Artwick começou a desenvolver o Flight Simulator no final dos anos 70, quando era estudante numa universidade perto de Chicago. Isso explica por que o aeroporto padrão do simulador era o Meigs Field, no centro de Chicago (que, em 2003, foi transformado em parque). A subLOGIC, empresa fundada por Artwick, licenciou o simulador para a Microsoft em 1982. Diz a lenda que, naquela época, Bill Gates estava fascinado pelo livro Voo Noturno, do francês Antoine de Saint Exupéry (aquele do Pequeno Príncipe). Exupéry descreve, em detalhes, a sensação de pilotar um pequeno avião. É essa sensação que o Flight Simulator tentava reproduzir no computador.
A última versão do software, chamada Flight Simulator X, saiu em 2006 e ainda pode ser encontrada nas lojas. Tem 26 mil aeroportos e 21 aeronaves, incluindo dois helicópteros, uma asa delta motorizada, um hidravião e um planador. Também traz alguns modelos clássicos, como o avião de acrobacias Extra 300S, meu predileto. Mas aprender a voar no Flight Simulator não é fácil. Há quem diga que é quase tão difícil quanto aprender a pilotar um avião real. E o objetivo do simulador é esse mesmo -- ser tão realista quanto possível. Quando estava começando, espatifei várias vezes um Cessna 182 Skylane antes de conseguir fazer meu primeiro pouso razoavelmente elegante.
Como pouca gente estava disposta a investir semanas no aprendizado, o público para o Flight Simulator era restrito. De 2006 em diante, o simulador foi sendo abandonado pela Microsoft. No ano passado, 27 anos depois de ter licenciado o produto, a empresa dissolveu a equipe encarregada de desenvolvê-lo

Porêm em 2010 foi anunciado o Microsfot Flight 
O produto está no começo do desenvolvimento, com uma versão alfa pronta pra teste interno, de acordo com Kevin Unangst, um diretor da divisão de jogos da Microsoft. Poucos detalhes foram divulgados, mas foi dito que o público-alvo são os entusiastas de voo com o realismo e precisão, trazidos das versões anteriores e também para jogadores casuais.
Um site foi publicado, com alguns trailers e informações, mas a data de lançamento será apenas depois do fim de 2010.