Brian Farrell, o CEO da companhia THQ, levantou a possibilidade de que a Nintendo possa estar preparando o anúncio de um “segundo Wii”. Farrell afirmou que, se a revelação ocorresse em 2011, isso não seria uma grande surpresa para a THQ.
Durante uma apresentação financeira na Goldman Sachs Technology and Internet Conference, Farrell falou que sua empresa não espera que a “Big N” lance um novo console antes da Microsoft ou da Sony. No entanto, ele acredita que a companhia de Shigeru Miyamoto “é mais difícil de ser avaliada” e possa anunciar um hardware inédito de games mais cedo que o esperado.
O CEO da THQ estava respondendo uma questão de um investidor sobre os ciclos previstos de consoles. O acionista disse que os novos anúncios de hardware aumentaram o preço das ações da THQ e, com isso, ficou mais difícil de “fazer dinheiro”. A resposta de Farrell foi a seguinte:
“Nós estamos aqui pela mesma razão. Até onde você sabe, era comum os investidores acompanharem os ciclos de consoles — um novo console significava um período de crescimento exagerado na indústria.”
“Agora, com os custos de games bastante elevados, os ciclos ficaram mais longos, portanto é mais difícil compreender o ciclo de consoles. O outro ponto é que isto é difícil para os investidores, mas nós estamos começando a ganhar mais viabilidade nisto: a transição pela qual nós estamos passando no momento migra dos bens em ‘pacotes’ para os meios digitais.”
“E é difícil para as pessoas entenderem isto: o que isso realmente significa em termos de lucratividade. Agora, nós estamos acompanhando alguns modelos de negócios emergirem, como Free-to-Play, híbridos, DLC como parte do ecossistema de consoles... As pessoas sabem como isso vai funcionar e elas começarão a fazer dinheiro com isso.”
“Nós não esperamos nenhum hardware novo em breve por parte da Microsoft ou da Sony. Quanto à Nintendo, é difícil avaliar isso — nós vamos deixar eles anunciarem o novo hardware deles.”
“O que nós gostamos sobre o momento atual é que nós colocamos a maior parte do nosso capital no Xbox 360 e no PlayStation 3 para os próximos anos e é nisso que estará a ação. Portanto, com essas duas plataformas no núcleo de tudo e com o uDraw para nós no lado casual, é assim que achamos que faremos dinheiro.”
Vale lembrar que, enquanto Reggie Fils-Aime (chefe da divisão americana da Nintendo) deu a entender que o próximo console de mesa da “Big N” seria muito mais que uma mera “atualização em alta definição” do Wii, Satoru Iwata disse em novembro que “é óbvio que a empresa esta estudando e desenvolvendo o sucessor do Wii”.